Tom Waits

Tom WaitsNascido em 1949 na Califórnia, Thomas Alan Waits é um dos mais talentosos e multifacetados artistas americanos. Conhecido essencialmente pela sua faceta de cantautor (ou singer songwriter), também tem incursões bem sucedidas na composição e no cinema. Mas a área em que obteve e continua a ter maior reconhecimento é a de músico e intérprete. O seu estilo é muito difícil de definir. Por vezes anda próximo do jazz e dos blues, mas num instante aproxima-se surpreendentemente do experimentalismo. Cada álbum seu é uma surpresa, quase sempre agradável e inovadora.

Tom Waits ao pianoO seu talento e versatilidade permitiu-lhe participar como actor em vários filmes (alguns deles com algum  sucesso) e criou também as bandas sonoras de outros, tendo sido nomeado para os Óscares nessa categoria. O trabalho mais bem sucedido nesta área foi a colaboração com Francis Ford Coppola no filme "One from the heart".  A banda sonora ficou a seu cargo e, para não variar, foi mais uma obra de arte. Acompanhado por Crystal Gayle, criou algumas baladas de grande beleza que levaram à sua nomeação para as estatuetas douradas. Curiosamente, foi este álbum que me levou a conhecer Tom Waits e a apreciar o seu estilo musical.

Tom Waits - Blue ValentineO meu lado preferido do trabalho de Tom Waits é o de songwriter. Apesar da sua voz exageradamente grave, consegue criar melodias extremamente agradáveis de escutar. Os acompanhamentos são feitos normalmente pelo piano, interpretado pelo próprio, ou por um pequeno conjunto de instrumentos em combinações pouco comuns mas com um resultado final agradável. Neste âmbito, os meus trabalhos preferidos de Tom Waits são "Alice", inspirado pelo livro de Lewis Carrol "Alice in Wonderland", e "Blue Valentine". O cariz melancólico e até teatral das músicas presentes nestes trabalhos aprofunda a faceta de songwriter do autor. De entre os muitos álbuns que produziu, é possível encontrar trabalhos muito variados, com ambientes muito estranhos e incomuns, mas todos eles são de elevada qualidade.

{ Leave a Reply ? }

  1. Olson

    That’s a smart answer to a difuicflt question.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *